Webinar "A importância da Reciclabilidade para a PNRS e a Economia Circular"

Evento Online
09 de outubro
Início às 19:00


 Pedir Ajuda

Você já ouviu falar em reciclabilidade?


Muito embora esse termo tenha sido originado na década de 90, atualmente vem ganhando espaço nas discussões a respeito da implementação e do cumprimento das metas de reciclagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010). 


Existe uma grande parcela de resíduos considerados recicláveis que é coletada e triada pelas cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, mas acabam sendo destinada aos aterros sanitários pois não encontram mercado e comercialização para a indústria recicladora. 

Assim, não há reciclagem, a PNRS não é cumprida e a Economia Circular não acontece porque o fluxo dos materiais do ciclo técnico é interrompido, gerando uma série de rejeitos. 


Mas por que isso acontece? E qual é o nosso papel nisso?


Este é o tema do nosso Webinar!


Webinarista:

Tainá Ângela Vedovello Bimbati

Engenheira Ambiental e mestra em Engenharia Civil com ênfase em Saneamento e Ambiental (DSA-FEC/UNICAMP). Há 11 anos desenvolve pesquisas e trabalhos na área de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, coleta seletiva solidária e reciclabilidade.

Atuou como pesquisadora no FLUXUS - Laboratório de Ensinagem em Redes Técnicas e Sustentabilidade Socioambiental do Departamento de Saneamento Ambiental na Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Unicamp, onde desenvolveu pesquisa sobre a reciclabilidade dos materiais em uma abordagem integral da cadeia produtiva desde a concepção dos produtos.

Auditora em Responsabilidade Social e Ambiental pela APTO - Centro de Estudos e Difusão para o Terceiro Setor. Fundadora e presidente do Instituto Ambienta, coordena e desenvolve programas e projetos técnicos, estudos e pesquisas nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental em articulação com os setores públicos e privados. 


Comprar Ingresso