A escuta de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência requer cuidados e também técnica. Para evitar expor a criança a situações constrangedoras, perguntas culpabilizantes e revitimizadoras, é necessário pensar sobre os impactos da violência e os riscos de uma escuta mal conduzida. O treinamento online “Escuta de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência” é oferecido pelo Canal Proteja e conta com 6 horas de duração, com conhecimentos teóricos e aspectos práticos que contribuem para a qualificação da escuta, possibilitando que ela seja verdadeiramente protetiva. O curso ocorre ao vivo, possibilitando a interação entre professora e alunos.
Dependendo de onde atuamos, se somos familiares ou profissionais, a escuta deve se ajustar às necessidades do papel que ocupamos. Como uma caixa de ferramentas, usaremos as técnicas que forem necessárias. Nem mais, nem menos.
O curso vai abordar os seguintes aspectos:
- A criança e o adolescente vítima e testemunha de violência
- Panorama da legislação nacional - Lei 13.431/2017; Decreto 9603/2018; Resolução CNJ 299/2019
- Diferenciando Depoimento Especial e Escuta Especializada
- Aspectos gerais sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes
- Revelação da violência como processo
- Diretrizes para a escuta de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Quarta turma: 23 e 30 de Março 2022
Carga horária: 8 horas (6 horas de aula + 2 horas de leitura de materiais indicados)
Público alvo: Profissionais e estudantes das áreas da Psicologia, Serviço Social, profissionais que atuam na rede de saúde, educação, proteção e segurança; estudantes e profissionais do Direito.